Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aiouea lehmannii (O.C.Schmidt) S.S.Renner EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 27-02-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Segundo informaçãodisponível, a espécie é conhecida por apenas três exemplares de uma mesma coletado Dr. Prance em 1966, provenientes do município de Cruzeiro do Sul, Acre. Possui EOO de 255,90 Km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A extração daborracha e de madeiras, a agricultura da mandioca e outras atividades agrícolase pastoris, assim como o crescimento urbano, vêm deteriorando o habitat daespécie. Desta forma, A. lehmannii foi categorizada como Em Perigo (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aiouea lehmannii (O.C.Schmidt) S.S.Renner;

Família: Lauraceae

Sinônimos:

  • > Aniba lehmannii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

As folhas de Aiouea lehmannii são semelhantes às de A. tomentella. E possui similaridade nas características florais de A. guatemalensis e A. costaricensis, esta última se difere por possuir as folhas obovadas a espatuladas (Kubitzki; Renner, 1982).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Ocorre no estado brasileiro do Acre (Quinet; Baitello; Moraes, 2010)

Ecologia

Asfolhas de Aiouea lehmannii são semelhantes às de A. tomentella. E possuisimilaridade nas características florais de A. guatemalensis e A.costaricensis, esta última se difere por possuir as folhas obovadas aespatuladas (Kubitzki; Renner, 1982). Desenvolve-se em florestas de terra-firme (Kubitzki; Renner, 1982). Floração: novembro e dezembro. Frutificação: março (Kubitzki; Renner, 1982).

Ameaças

1.3.3.2 Selective logging
Severidade high
Detalhes O extrativismo da borrachafoi, até o início do século XX, a principal atividade econômica desenvolvida nomunicípio. Além da borracha, a economia da região gira em torno da exploraçãoda madeira. Atualmente, a farinha é o principal produto da atividade econômicamunicipal. Nos últimos anos as atividades econômicas do município estãovoltadas para atividades extrativistas, de agronegócios que visam produzir ecomercializar bens e serviços. (Silva; Vilela, 2011).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade high
Detalhes ​Em Cruzeiro do Sul, as atividades agrícolas, pastoris e o crescimento urbano contribuem para o aumento do desmatamento (Kuplich et al., 2005).

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade high
Detalhes ​Em Cruzeiro do Sul, as atividades agrícolas, pastoris e o crescimento urbano contribuem para o aumento do desmatamento (Kuplich et al., 2005).

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes ​Em Cruzeiro do Sul, as atividades agrícolas, pastoris e o crescimento urbano contribuem para o aumento do desmatamento (Kuplich et al., 2005).

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: LR/lc na Lista da IUCN (2011)

Referências

- KUBITZKI, K.; RENNER, S. Lauraceae I (Aniba and Aiouea). The New York Botanical Garden, 1982. 124 p.

- QUINET, A., BAITELLO, J.B., MORAES, P.L.R. DE. Lauraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008379>.

- SILVA, A.N.S.; VILELA, S. Acre em números, Rio Branco, AC, 2011.

- KUPLICH, T. M.; PEREZ, L. P.; VALERIANO, D. M.; SOUSA, R.C.A; XAVIER, C.S.; MOTTA, M.; GUISARD, D.M. Mosaico do desmatamento no Estado do Acre em 1985. , 2005.

Como citar

CNCFlora. Aiouea lehmannii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aiouea lehmannii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 27/02/2012 - 19:43:55